OLÁ!

Este blog foi criado para facilitar nossa comunicação. Aqui, vcs encontrarão textos complementares pertinentes às nossas disciplinas.
Abços,
Prof. Fernando.


quinta-feira, 28 de abril de 2011

TIPOS DE PESQUISA

Olá queridos acadêmicos!

Segue em anexo, apostila sobre TIPOS DE PESQUISA para a turma de Pedagogia B 2009. CLIQUE AQUI e faça o download.

Abraços.

2 comentários:

  1. Professor eu e as meninas pegamos a pesquisa experimental para apresentar o trabalho, e vc comentou da experiências em salas para serem apresentadas e entre na busca rápida que fiz encontre esse site que mostra algumas pesquisas para serem feitas com as crianças em sala de aula seria mais ou menos isso o tipo de experiência na educação que vc citou?
    http://www.projetospedagogicosdinamicos.com/experiencias.htm

    ResponderExcluir
  2. sim, pode ser. Ou então, assim: Experimentos ANTES-DEPOIS (com 2 grupos): verifica-se o grupo de controle e o grupo experimental antes do estímulo, então aplica-se o estímulo no grupo experimental, verifica-se a diferença entre o grupo experimental (estimulado) e o de controle (sem estímulo). A diferença entre os dois será a medida do estímulo aplicado.
    Assim, a pesquisa experimental tem como ser repetidamente testada e sempre com o mesmo (ou semelhante) resultado, ficando difícil surgirem respostas alternativas; as relações puras (grupos sem qualquer interferência do pesquisador) também podem ser verificadas e qualquer grupo manipulado, tanto unicamente como em conjunto.
    O fato de as variáveis ou grupos poderem ser analisados em ambientes programados é considerada tanto positiva quanto negativa.
    Positiva devido à maior credibilidade já que a interferência do meio é praticamente nula, tendo o pesquisador total autonomia sobre seu objeto de estudo; negativa, pois, já que tirando o objeto de seu meio natural as análises serão parciais e não aplicáveis nas relações fora do ambiente propiciado pelo pesquisador.

    vc pode motivar um grupo de alunos a desenvolverem determinada atividade e outro não. Ai vc ve a medida de estimulo que precisa aplicar para que os educandos desenvolvam a atividade, pode fazer isso em sala de aual. Um exemplo bem simples: proponha uma produção de texto para dois grupos, separadamente. Para um diga que é valendo a nota do bimestre e para o outro, diga que é somente para que eles não façam bagunça. A nota é uma excelente motivação. É um exemplo. Mostre os dois. Ok?!
    Abraços

    ResponderExcluir