OLÁ!

Este blog foi criado para facilitar nossa comunicação. Aqui, vcs encontrarão textos complementares pertinentes às nossas disciplinas.
Abços,
Prof. Fernando.


segunda-feira, 30 de agosto de 2010

INTERNETÊS

Olá, meus caros!!!

Segue apostila sobre INTERNETÊS. A leitura é para o 3º bimestre. Explico em sala.

Abraços.


link:  http://www.mediafire.com/?ed8abpjm3wn78o2


quarta-feira, 25 de agosto de 2010

CARTA DE RECLAMAÇÃO - 1º LETRAS

Olá povo,

Segue abaixo o link com a apostila SEQUÊNCIA DIDÁTICA DO GÊNERO CARTA DE RECLAMAÇÃO, para a semana do dia 30 de Agosto.

Lembrando que para fazer o download, copie o  link abaixo, abra uma outra página da internet e cole este link na barra de endereço fazendo o download. Estudem e sejam os melhores professores de Apucarana, do Paraná, do Brasil, do mundo, da galáxia, quiçá do universo como eu sou. Hehehheh.

Abraços.

www.mediafire.com/?2m8i5b8mb2uzqt7

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

PRINCÍPIOS DE TEXTUALIDADE

Aos alunos do 2º ano de Letras, segue apostila sobre Princípios de Textualidade para a próxima semana.
Abraços.

url: www.mediafire.com/?6fdrg83rqnlsegs

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

OS PATOLÓGICOS (fábula de Millôr)

Uma bela pata, das antigas, que acreditava na prole e na responsabilidade familiar(1), acabando de dar à luz uma maravilhosa ninhada de quatro patinhos, e preocupadíssima com sua educação rápida - e eclética - num mundo em que a competição é verdadeiramente patológica(2), levou os filhinhos, certa manhã, à beira dum lago, para que iniciassem suas aulas de natação, prática fundamental ao orgulho da espécie (3).
-Vejam só, amados filhinhos! - disse ela, depois de verificar com uma das patas se a temperatura da água era adequada. - Reparem bem a maneira correta e elegante de entrar na água(4).
Dizendo isso, atirou-se na correnteza, espadanando água pra todos os lados e começando a nadar, no que supunha o supremo da elegância (5). E ficou boiando, esperando, bobamente feliz (6), que os filhos a acompanhassem.
Mas os patinhos, em vez de acompanharem a mãe, numa natural compulsão bioecológica, permaneceram na margem onde estavam, dando risadinhas e tapando a boca, virando a cara para rir mais, numa atitude estranha e flagrantemente desrespeitosa. A mãe, severa, apelou para o máximo de sua autoridade moral, berrando para que todos a acompanhassem. Ao que o mais atrevido dos patinhos, feito porta-voz dos outros, dirigiu-se a ela da seguinte maneira (ora, vejam só!):
- Mãe, você deve mesmo ser uma velha supremamente idiota supondo que vamos arriscar nossas vidas tão tenras dessa maneira primária e amadorística, mergulhando em apnéia quando já existem aparelhagens maravilhosas, de proteção total. Que você não tenha aprendido nada através da existência, não entenda bulhufas de pressão e descompressão, e não saiba o risco que corre se atirando in natura num elemento estranho e imprevisível, ou está se arriscando porque sabe que lhe resta muito pouco tempo de vida, é problema seu. Mas nós, os jovens de hoje, não nos atemos nem à filosofia do absolutismo biossocial, nem às besteiras de condicionamento genético. Nos recusamos ao teste sem salvaguarda adequada. Isso que você demonstra pode ser coisa absolutamente individual. Flutua confortavelmente é verdade (apesar do seu peso, gorda como está, mais para pâtée de foie gras do que pra Silvia Pfeiffer), mas isso pode não acontecer conosco. Nos atirarmos à água pode ser fatal. Portanto, madame, esteja certa de que só aceitaremos essas experiências aquáticas a partir de conhecimento mais profundo (o duplo sentido é involuntário), do líquido elemento. No momento, porém, dispensamos sua orientação e permanecemos seguros, aqui em terra. Tchau, bela!
Terminando, o patinho líder, seguido dos irmãos, saiu correndo, veloz e alegremente, em direção à granja. Mas, quando iam atravessando a estrada, foram todos esmagados por um caminhão.

QUASE SEMPRE A GENTE EVITA O PERIGO ERRADO!

terça-feira, 3 de agosto de 2010

TIPOS DE DISCURSOS - LETRAS/INGLÊS 2010

Hello dears,

Here you will meet the exercises about "tipos de discursos" to the next class.


 See you later.


www.mediafire.com/?czmxmjnz2no

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

MECANISMOS DE TEXTUALIZAÇÃO

Olá, meus queridos!

Pra começar bem o segundo semestre, segue o link para o download da apostila de Leitura e Produção Textual para as turmas do 1º ano de Letras.

Abraços.

link: www.mediafire.com/?qacsdvv11ac3b9n